Contraindicações da TH:
Mulher que já teve câncer de mama, de endométrio, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, história de trombose venosa, lúpus , doença do fígado descompensada e sangramento vaginal de causa desconhecida.
Mas, se a mulher tiver desenvolvido outro tipo de câncer, ela não necessariamente terá uma contraindicação ao uso da TH ; por exemplo, o câncer da tireóide, a leucemia se foram tratados não há restrição para a TH, assim como a hipertensão controlada e diabetes.
Riscos:
Muitas mulheres são temerosas em relação ao risco para câncer de mama com a TH, mas os estudos mostram que esse risco é muito pequeno e depende, em grande parte, das características prévias individuais de cada paciente, de seu ritmo de vida, assim como da dose, tipo da medicação, da via de administração e duração da reposição. Esses cuidados também são observados para o risco de trombose, havendo significativa redução dos riscos com a avaliação da medicação prescrita.
Tipos de tratamento:
Muitas mulheres nos procuram no consultório querendo entender o que está acontecendo. Podemos lançar mão de tratamentos como cremes tópicos, tratamentos à base de comprimidos, gel, implantes. Algumas vezes, indicamos lasers íntimos para o tratamento dos sintomas como ressecamento, perdas urinárias. Quase sempre usamos alguns suplementos como vitaminas, medicações antiinflamatórias e fitoterápicos. A questão é a individualidade do tratamento. A TH não pode ser nunca uma receita de bolo. Falaremos mais do tratamento mais adiante.