(32) 3422-1144

Diagnóstico da menopausa

Embora muitas pessoas pensem ser a mesma coisa, os termos menopausa e climatério não são sinônimos.
dra-maria-angela-ginecologia-post-3

Vejam bem:

Menopausa:
O termo menopausa diz respeito à data da última menstruação. Indica o fim do período fértil (diferente de menarca, que quer dizer a primeira menstruação).
A menopausa apesar de não ser uma doença é um fator de risco para muitas doenças. Sabe-se que, antes da menopausa, para cada mulher que infarta, 7 homens infartam; depois da menopausa, para cada homem, são 3 mulheres que infartam. Viram como a menopausa contribuiu para o aumento do infarto?

Climatério:
Bem, a palavra climatério quer dizer o período compreendido entre 40 aos 65 anos (antes dos 40 anos, chamamos a fase de menacme e depois dos 65 anos, senectude). Podemos dividir o climatério em 4 fases: pré-menopausa, perimenopausa, menopausa e pós menopausa.

O climatério é a fase da vida da mulher em que ocorre a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, causado pela diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. Então, se a mulher terminou a sua vida reprodutiva, não haverá a produção dos hormônios femininos pelos ovários.

Bem, sobre esse assunto, precisamos esmiuçar um pouquinho mais.
Você sabia que, no útero de nossa mãe, já tínhamos um número finito de óvulos? Aliás, as meninas nascem com aproximadamente 1 a 2 milhões de folículos que produzirão os óvulos E esses folículos vão sofrendo atrofia, se “perdendo”, estando a mulher grávida ou não, menstruando ou não, tomando pílula ou não… Até que a menopausa chega e não haverá mais folículos e portanto, óvulos e hormônios.

O certo é que, toda mulher (e esperamos que sim, pois queremos vida longa às mulheres) vai passar ou já passou por esse período. O climatério e a menopausa são naturais, fazem parte do ciclo da vida de uma mulher.
Bem, um dos hormônios produzidos pelos ovários da mulher, é o estrogênio que é um importante hormônio feminino e que diminui drasticamente na menopausa. O estradiol tem importantes funções: melhora a resistência à insulina propiciando fácil entrada da glicose para as células e diminuindo o risco do aparecimento do diabetes tipo ll; mantém a elasticidade das artérias, reduz o colesterol ruim. O estrogênio também mantém a memória e a densidade óssea, melhora a lubrificação e elasticidade da vagina, melhorando a atividade sexual e consequentemente, contribuindo para melhorar o desejo sexual.

Por tudo isso dito, podemos concluir que o climatério é uma fase que, dizemos ser uma “reviravolta” pois traz diversas alterações físicas e psicológicas para a mulher, ocorrendo uma diminuição importante da produção dos hormônios, especialmente os ovarianos: estrogênio e progesterona.
Muitas sentirão os sintomas, em menor ou maior grau. Algumas mulheres não sentirão.

Mas a menopausa não precisa ser uma sentença de morte para todas nós: ela vai acontecer. O certo é que estamos em 2022 e temos orientações melhores para uma reposição hormonal mais segura para cada paciente que nos procura. Como a expectativa de vida das mulheres vem aumentando, é preciso avaliar e acompanhar essa mulher e atuar preventivamente com as orientações de mudanças de hábitos e, quando indicado, usarmos sim, a Terapia Hormonal, para evitar as complicações.
A TH pode ser feita com hormônios com estrutura química semelhante aos que o nosso organismo produz. A prática da atividade física e a adequação alimentar e, muitas vezes, o acompanhamento multidisciplinar são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Sintomas da TH:

Como dissemos, muitas mulheres não terão alguns desses sintomas e outras mulheres poderão senti-los em intensidade maior ou menor.
Vamos aqui enumerar todos os sintomas possíveis:

– Aparelho Genitourinário: Ressecamento vaginal, flacidez vaginal, aumento do risco de infecções, coceiras, diminuição pelos, incontinência urinária, cistite de repetição, urgência urinária.
– Pele e cabelos : Ressecamento , aumento de rugas, diminuição colágeno (falta de E diminui colágeno), queda de cabelo além de ficarem ralos e pele fina, mais sensível, unhas mais fracas.
– Coração e vasos : aumento do risco de PA, aumento do colesterol ruim ,aumento triglicérides, esteatose hepática, inflamação crônica, aumento o risco de IAM e AVD.
– Sistema Nervoso : (Alteração dos níveis de neurotransmissores serotonina dopamina e noradrenalina) ansiedade, depressão ,insônia , irritabilidade, mal humor , cansaço crônico, diminuição libido, alteração memoria, calores , demência senil longo prazo, aumento do risco de Alzheimer, tontura, zumbido ( melhora com a TH).
– Sistema Ósseo: Precisamos entender que o estrogênio, a vitamina D, a atividade física e a boa alimentação são os tijolinhos do nosso prédio que é o nosso sistema ósseo; então, a diminuição do estrogênio, leva à osteoporose e dores articulares. O tabagismo, o alcoolismo e o sedentarismo vão interferir negativamente em todo esse quadro.
– Sistema metabólico : Aumento da gordura abdominal e aumento da síndrome metabólica que é um pré diabetes e aumento do risco de diabetes.

Marque uma CONSULTA AGORA!

Realizamos consultas somente com horários marcados. As consultas e exames devem ser previamente agendados com a secretária pelo telefone ou WhatsApp. Não marcamos consultas por e-mail ou Facebook.

Confira os últimos POSTS

✨ Não. A menopausa é uma data. A data da sua última menstruação e que ocorreu há mais de um ano. A menopausa é acompanhada

+ Leia mais

✨ Não. A menopausa é uma data. A data da sua última menstruação e que ocorreu há mais de um ano. A menopausa é acompanhada

Leia MAIS »
plugins premium WordPress