– MITO nº 1: Só se pode repor hormônio por 5 anos.
É mito pois, enquanto os benefícios suplantarem os riscos, a mulher pode continuar usando TH. Mas é claro, é necessário fazer controle desta paciente o qual é feito pelo seu médico de confiança.
– MITO nº 2: A TH dá trombose.
É mito pois mesmo nas pacientes sedentárias, hipertensas, diabéticas e obesas, se bem avaliadas e controladas e também, com o apoio da própria paciente e ajustando-se a dose e via de administração, podemos dizer que a TH é segura com um risco baixo.
– MITO nº 3: Causa câncer de mama: mito.
É mito pois o hormônio por si só, não causará câncer. É necessário a própria paciente já ter a “sementinha” do câncer em seu corpo. Além disso, é necessário o acompanhamento com exames de rotina; um deles é a mamografia bilateral. Sabemos que os verdadeiros fatores de risco são o cigarro, álcool em excesso, sedentarismo, obesidade, stress e sono de má qualidade.
– MITO nº 4: Se a mãe ou irmã tiveram câncer a TH está contraindicada.
É mito pois somente 5 a 10% dos casos de câncer na atualidade têm relação com fatores familiares e genéticos ; a grande maioria das mulheres com câncer de mama ( 90 – 95% ) não tem fator familiar associado isto é, o câncer aparece pelo estilo de vida hostil (sedentarismo, má alimentação, tabagismo e fatores emocionais) da paciente.
– MITO nº 5 : A mulher não precisa fazer TH.
É mito, precisa sim. Se for necessário fazer e não tiver as contraindicações, fazer a TH sim. Melhora bem a qualidade de vida e previne complicações.
– MITO nº 6: A TH engorda.
É mito. A TH não engorda. O que engorda é a própria menopausa que predispõe à diminuição do metabolismo, isto é , há uma tendência ao aumento de peso com a idade; então, a TH pode até diminuir o peso. A mudança de comportamento da paciente (alimentação saudável e atividade física) são imprescindíveis para o sucesso.
As mulheres mais bem informadas fazem as melhores escolhas.
Você é única você não é sua irmã, sua mãe, sua amiga. Busque alimente saudável, atividade física, durma bem.