(32) 3422-1144

Indicações e tipos de tratamento da Terapia Hormonal (TH)

Muitas mulheres nos procuram no consultório querendo entender o que está acontecendo.
dra-maria-angela-ginecologia-post-4

Indicações TH:

1) Menopausa precoce: menopausa antes dos 40 anos.
Neste caso a TH deve ser feita no mínimo até a idade normal de menopausa (entre os 47 e os 50 anos).

Os hm da mulher têm uma importante ação na densidade óssea evitando a osteoporose, do coração, do sistema cardiovascular, urinária, libido da mulher, vagina, enfim, entrar na menopausa antes dos 40 anos, traz complicações na morbidade dessa mulher. Mas é claro q vc precisa passar pelo seu médico mas não há dúvida de que a menopausa precoce é uma grande indicação da TH.

2) Prevenção da osteoporose : se já existe uma predisposição daquela mulher em ter osteoporose, essa é uma grande indicação também. As vezes, é uma mulher de 50 e poucos anos e já tem osteopenia na densitometria. A osteopenia é uma diminuição da massa óssea e a osteoporose (diminuição da massa óssea mais séria) já tem um risco maior de fraturas. Então, se esta mulher está na “janela de oportunidade” precisamos repor hormônios. Estudos de nível de evidência demonstram redução do número de fraturas em mulheres bem medicadas pela reposição hormonal.

3) Tratar os sintomas vasomotores (fogachos): nem toda mulher tem esses sintomas da menopausa mas, uma das grandes indicações da reposição de hormônios é tratar os sintomas como fogachos mas , mais uma vez, tudo é muito individual em relação a isso.

4) Prevenir as manifestações da atrofia urogenital: vagina , vulva, uretra, bexiga são epitélios recheados de receptores estrogênios. E, quando falta este hormônio com a chegada da menopausa, estes tecidos ficam finos, atróficos, sem lubrificação e sem elasticidade. Qualquer manipulação arde e pode sangrar, dá ardência, ressecamento, inflamação pois tira a defesa e predispõe às vaginites e cistites. Pode existir além do ardor, irritação e coceira, desconforto e dor nas relações sexuais, causando problemas conjugais assim como acontecer uma flacidez na região genital o que também predispõe à perdas urinárias quando a mulher tosse ou espirra, o que chamamos de incontinência urinária. Mais de 80% das mulheres apresentam esses sintomas relatando piora da qualidade de vida e grande impacto negativo na vida sexual e, poderão ser beneficiadas pela reposição, com aumento da lubrificação vaginal, fluxo sanguíneo e interferindo na dor durante a relação sexual.

Portanto, a IU, a flacidez, o ressecamento, as dores nas relações sexuais, as vaginites de repetição e as cistites de repetição são consequências da atrofia urogenital (hoje, chamada de síndrome urogenital) ocasionada pela baixa de hormônios pela menopausa.

E a TH trata muito bem todos esses sintomas. O médico pode lançar mão da reposição hormonal (TH) mesmo se as pacientes não apresentarem fogachos e calores pois estará contribuindo para prevenir essas manifestações sobre vagina e bexiga, melhorando em muito, as inflamações, dores, cistites e vaginites.

Mas, se a mulher tem esses sintomas urogenitais mas se tiver alguma contraindicação de se repor hormônio por algum motivo, podemos lançar mão do laser vaginal que fará a restauração desse epitélio tornando-o elástico e lubrificado com mais colágeno e elastina, juntamente com o ácido hialurônico que atrai a água p dentro da mucosa vaginal. Nesse caso o tratamento é com o laser sem a necessidade de um hormônio, já que possa existir alguma contraindicação.

Marque uma CONSULTA AGORA!

Realizamos consultas somente com horários marcados. As consultas e exames devem ser previamente agendados com a secretária pelo telefone ou WhatsApp. Não marcamos consultas por e-mail ou Facebook.

Confira os últimos POSTS

✨ Não. A menopausa é uma data. A data da sua última menstruação e que ocorreu há mais de um ano. A menopausa é acompanhada

+ Leia mais

✨ Não. A menopausa é uma data. A data da sua última menstruação e que ocorreu há mais de um ano. A menopausa é acompanhada

Leia MAIS »
plugins premium WordPress